7 º Fórum
MARKETING
DE CAUSA

2025

INFLUENCIAR COM PROPÓSITO, CRIAR COM IMPACTO

Inscreva-se grátis
Informações Conectando Marcas e Organizações para uma sociedade melhor
Organização
Patrocínio
Parceiros de divulgação

Instituto Ayrton Senna, ESPM, Cause e Ipsos se unem mais uma vez para realizar o Fórum de Marketing de Causa, que chega à sua 7ª edição reforçando o compromisso das organizações em fortalecer estratégias e práticas que conectam propósito, reputação e impacto social. 

PROGRAMAÇÃO

03 Quarta-feira dezembro 2025

Rua Dr. Álvaro Alvim, 123
Vila Mariana – São Paulo

Programação
14 palestrantes

Debatendo juntos sobre como influenciar com propósito, criar com impacto

Palestrantes

PALESTRANTES

Daniella Pascarelli
Daniella Pascarelli
Supervisora de Marketing DRiV (Monroe)

Formada em Comunicação Social pela USP e pós-graduada em Marketing pela FGV. Possui mais de 20 anos de experiência na área de marketing corporativo. Defende o marketing de causa como ferramenta para reduzir desigualdades sociais estruturais. 

Formada em Comunicação Social pela USP e pós-graduada em Marketing pela FGV. Possui mais de 20 anos de experiência na área de marketing corporativo. Defende o marketing de causa como ferramenta para reduzir desigualdades sociais estruturais. 

Eliana Andreu
Eliana Andreu
Diretora de Marketing da Lenovo

Executiva com passagens por Visa, Grupo Pão de Açúcar, Mastercard, Oracle e BASF. Possui mais de 20 anos de experiência na área de marketing B2B2C, transformação digital e posicionamento estratégico. Liderou campanhas em eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas. 

Executiva com passagens por Visa, Grupo Pão de Açúcar, Mastercard, Oracle e BASF. Possui mais de 20 anos de experiência na área de marketing B2B2C, transformação digital e posicionamento estratégico. Liderou campanhas em eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas. 

Erika Pagano
Erika Pagano
Gerente Executiva de Negócios e Alianças no Instituto Ayrton Senna

Possui mais de 25 anos de experiência na área de negócios e parcerias estratégicas. Formada em Desenho Industrial pela FAAP e com especialização em Negociação e Mediação de Conflitos pela FGV. Atua na liderança de acordos e iniciativas de impacto na educação. 

Possui mais de 25 anos de experiência na área de negócios e parcerias estratégicas. Formada em Desenho Industrial pela FAAP e com especialização em Negociação e Mediação de Conflitos pela FGV. Atua na liderança de acordos e iniciativas de impacto na educação. 

Fernando Dineli
Fernando Dineli
Diretor na APP Brasil - Associação de Profissionais de Propaganda

Estrategista com mais de 22 anos de experiência na área de marketing, especialista em planejamento estratégico, programas de incentivo e marketing de relacionamento. Mestre em Comunicação e professor no IED Brasil e FAAP. Diretor de planejamento na AnaMid.

Estrategista com mais de 22 anos de experiência na área de marketing, especialista em planejamento estratégico, programas de incentivo e marketing de relacionamento. Mestre em Comunicação e professor no IED Brasil e FAAP. Diretor de planejamento na AnaMid.

Isabela Massola Mendes
Isabela Massola Mendes
Diretora Global da Marca Natura

Responsável por estratégia de marca, branding, linguagem e design de produtos, além de projetos futuros. Com 29 anos de carreira na Natura, passou por todas as áreas do negócio, atuando em categorias como Cabelos, Rosto, Maquiagem e Perfumaria, e como diretora de marketing nos mercados da Argentina, Chile, Peru, Colômbia e México. Formada em Comunicação Social pela ECA-USP, com especialização em Marketing no INSEAD e MBA em Economia de Empresas pela FIPE.

Responsável por estratégia de marca, branding, linguagem e design de produtos, além de projetos futuros. Com 29 anos de carreira na Natura, passou por todas as áreas do negócio, atuando em categorias como Cabelos, Rosto, Maquiagem e Perfumaria, e como diretora de marketing nos mercados da Argentina, Chile, Peru, Colômbia e México. Formada em Comunicação Social pela ECA-USP, com especialização em Marketing no INSEAD e MBA em Economia de Empresas pela FIPE.

Leonardo Gluskoski Esperança
Leonardo Gluskoski Esperança
Head de Marketing da Cambridge University Press & Assessment para o Brasil

Possui experiência na liderança de estratégias de marketing que conectam propósito, criatividade e impacto. Atua na criação de narrativas autênticas e iniciativas que inspirem transformação e resultados sustentáveis. 

Possui experiência na liderança de estratégias de marketing que conectam propósito, criatividade e impacto. Atua na criação de narrativas autênticas e iniciativas que inspirem transformação e resultados sustentáveis. 

Marcus Nakagawa
Marcus Nakagawa
Professor & CEDS Coordinator - Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental

Mentor e doutor em sustentabilidade (DSc), especialista em responsabilidade social, ESG e terceiro setor, com 28 anos de experiência em empreendedorismo, gestão de negócios, marketing, comunicação e fornecedores. Possui sólida atuação no desenvolvimento e avaliação de projetos e relatórios de sustentabilidade, além de mobilização social com diversos públicos (ONGs, empresas, governo e fornecedores). É também professor e palestrante, com experiência em mentorias, workshops e cursos.

Mentor e doutor em sustentabilidade (DSc), especialista em responsabilidade social, ESG e terceiro setor, com 28 anos de experiência em empreendedorismo, gestão de negócios, marketing, comunicação e fornecedores. Possui sólida atuação no desenvolvimento e avaliação de projetos e relatórios de sustentabilidade, além de mobilização social com diversos públicos (ONGs, empresas, governo e fornecedores). É também professor e palestrante, com experiência em mentorias, workshops e cursos.

Pablo Toledo
Pablo Toledo
Diretor de Comunicação e Branding da BYD no Brasil

Formado pela PUC-SP, com mestrado pela Columbia University. Atuou nas principais redações do país e, por 15 anos, integrou a criação e direção do Núcleo de Reportagens Especiais da Record, conquistando prêmios internacionais por documentários de pautas sociais. Viveu em Angola no início dos anos 2000, onde também recebeu prêmios por reportagens sobre o combate à Aids. Atualmente é Diretor de Comunicação e Branding da BYD no Brasil, greentech líder mundial em veículos eletrificados e dedicada a soluções de energia de emissão zero.

Formado pela PUC-SP, com mestrado pela Columbia University. Atuou nas principais redações do país e, por 15 anos, integrou a criação e direção do Núcleo de Reportagens Especiais da Record, conquistando prêmios internacionais por documentários de pautas sociais. Viveu em Angola no início dos anos 2000, onde também recebeu prêmios por reportagens sobre o combate à Aids. Atualmente é Diretor de Comunicação e Branding da BYD no Brasil, greentech líder mundial em veículos eletrificados e dedicada a soluções de energia de emissão zero.

Rafael Pisetta
Rafael Pisetta
Gerente Sênior de Pesquisa em Reputação Corporativa e Opinião Pública na Ipsos in Latin America

Sociólogo formado pela USP. Atua há mais de 14 anos em pesquisa de mercado, opinião pública e impacto social. Hoje, atua como Gerente Sênior de Pesquisa em Reputação Corporativa e Opinião Pública na Ipsos in Latin America.

Sociólogo formado pela USP. Atua há mais de 14 anos em pesquisa de mercado, opinião pública e impacto social. Hoje, atua como Gerente Sênior de Pesquisa em Reputação Corporativa e Opinião Pública na Ipsos in Latin America.

Rejane Romano
Rejane Romano
Diretora de ESG no Publicis Groupe Brasil

Jornalista com pós-graduação em Mídia, Informação e Cultura pela USP. Possui mais de 20 anos de experiência na área de comunicação, com atuação no Instituto Ethos, DPZ e Publicis Groupe. Coordena a segunda edição do Fill the Gap.

Jornalista com pós-graduação em Mídia, Informação e Cultura pela USP. Possui mais de 20 anos de experiência na área de comunicação, com atuação no Instituto Ethos, DPZ e Publicis Groupe. Coordena a segunda edição do Fill the Gap.

Renata Barbosa
Renata Barbosa
Diretora de Estratégia na CAUSE

Graduada em Relações Públicas pela UNESP e MBA pela FGV. Possui experiência no desenvolvimento de marcas e engajamento em iniciativas como Natura Musical. Integra o conselho da ONG Beaba e atua como facilitadora de lideranças pelo Capitalismo Consciente Brasil. 

Graduada em Relações Públicas pela UNESP e MBA pela FGV. Possui experiência no desenvolvimento de marcas e engajamento em iniciativas como Natura Musical. Integra o conselho da ONG Beaba e atua como facilitadora de lideranças pelo Capitalismo Consciente Brasil. 

Renata Ruggiero
Renata Ruggiero
Presidente do Instituto Motiva

Formada em Economia pela FEA-USP, pós-graduação em Administração pela FGV e especializações em Gestão Ambiental Empresarial, Investimento de Impacto e Avaliação Econômica de Projetos Sociais. Possui mais de 25 anos de experiência em ESG e investimento social.

Formada em Economia pela FEA-USP, pós-graduação em Administração pela FGV e especializações em Gestão Ambiental Empresarial, Investimento de Impacto e Avaliação Econômica de Projetos Sociais. Possui mais de 25 anos de experiência em ESG e investimento social.

Renato Stoiano
Renato Stoiano
Gerente de Comunicação, Pesquisa e Conteúdo do Instituto Akatu

Especialista em marketing, comunicação e impacto positivo, com 20 anos de experiência conectando marcas, cultura e propósito. Atuou no Itaú e com marcas como Nike, Red Bull, Fórmula 1, BMW e MTV, liderando iniciativas de engajamento e impacto socioambiental. 

Especialista em marketing, comunicação e impacto positivo, com 20 anos de experiência conectando marcas, cultura e propósito. Atuou no Itaú e com marcas como Nike, Red Bull, Fórmula 1, BMW e MTV, liderando iniciativas de engajamento e impacto socioambiental. 

Ricardo Marinho
Ricardo Marinho
Gerente de Marketing de PEDIGREE

Economista pela Unicamp. Possui 14 anos de experiência na Mars, com atuação em marketing, vendas, e-commerce, inovação e Consumer Insights. Lidera PEDIGREE e o relacionamento das marcas Mars Pet Nutrition com o público veterinário.

Economista pela Unicamp. Possui 14 anos de experiência na Mars, com atuação em marketing, vendas, e-commerce, inovação e Consumer Insights. Lidera PEDIGREE e o relacionamento das marcas Mars Pet Nutrition com o público veterinário.

Vanessa Henriques
Vanessa Henriques
Gerente de Projetos Institucionais da MOL Impacto

Formada em Relações Internacionais. Possui experiência na liderança de projetos de comunicação e impacto social, como Guia MOL de Produtos Sociais, Varejo com Causa e Floresta MOL. Atuação com planejamento, análise de dados e gestão de equipes.

Formada em Relações Internacionais. Possui experiência na liderança de projetos de comunicação e impacto social, como Guia MOL de Produtos Sociais, Varejo com Causa e Floresta MOL. Atuação com planejamento, análise de dados e gestão de equipes.

PROGRAMAÇÃO

Quarta-Feira, 03 de dezembro de 2025

08h30

Credenciamento e Welcome Coffee

Recepção dos participantes com café de boas-vindas e momento de networking antes da abertura oficial do evento.

 

09h00

Abertura

Início oficial do evento com boas-vindas aos participantes e apresentação da programação do dia.

Marcus Nakagawa

 

09h10

Apresentação da Pesquisa Marketing de Causa

Desde 2017, a Ipsos, em parceria com Instituto Ayrton Senna, ESPM e CAUSE, realiza, anualmente, a Pesquisa de Marketing de Causa. Neste evento serão apresentados os dados mais recentes.

PALESTRANTES: Rafael Pisetta

 

09h50

PAINEL 01: Não se posicionar é se posicionar: o papel (e a responsabilidade) do marketing em um mundo em ebulição

Em um contexto de transformações aceleradas e crescente polarização, o marketing deixou de ser apenas uma ferramenta de comunicação para se tornar um agente de responsabilidade. Este painel discute como profissionais e marcas podem alinhar discurso e prática, usando o poder das narrativas de forma autêntica para inspirar confiança, gerar impacto positivo e contribuir, de forma potente e genuína, para a construção de um mundo melhor.

PALESTRANTES: Fernado Dineli, Rejane Romano e Renato Stoiano

 

10h40

PAINEL 02: Marca, negócio e sustentabilidade: como diferenciar o marketing usual de estratégia de construção de futuro?

Em um contexto em que a responsabilidade social se integra cada vez mais aos negócios, este painel discutirá como o marketing pode ir além da promoção e tornar-se uma estratégia de construção de futuro. Entender a conexão entre marca, negócio e sustentabilidade é essencial para um posicionamento autêntico e relevante em um mercado complexo e exigente.

PALESTRANTES: Isabela Massola, Renata Barbosa, Renata Ruggiero e Ricardo Marinho

 

11h50

Apresentação da Pesquisa Guia MOL de Produtos Sociais

A MOL impacto analisou e apresentará os melhores produtos compre-e-doe à venda no mercado brasileiro, que combinam consumo e propósito em cases inspiradores.

PALESTRANTES: Vanessa Henriques

 

12h10

PAINEL 03: Ação, reação, transformação: o impacto do marketing de causas como estratégia do negócio

O marketing de causas vai além de fortalecer marcas: é um catalisador de transformações reais. Este painel apresentará histórias de empresas que, ao se conectar ao terceiro setor, criaram parcerias capazes de gerar impacto social duradouro e amplificar o valor de seus negócios, mostrando que a verdadeira mudança começa dentro da empresa, mas vai muito além dela.

PALESTRANTES: Daniella Pascarelli, Eliane Andreu, Erika Pagano e Leonardo Gluskoski Esperança